quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Painéis solares a alternativa correta para a eficiência energética e Sustentabilidade econômica.

 O Sistema pode também ajudar a reduzir o valor da conta de  energia




Devido aos  temporais das últimas semanas deixaram muita gente sem luz nas regiões Sul e Sudeste do país. Em meio a regiões inteiras que ficaram às escuras, alguns consumidores conseguiram continuar com as lâmpadas ligadas em casa. São residências que investiram em painéis solares. O sistema pode também ajudar a reduzir o valor da conta, além de servir como alternativa para propriedades rurais em pontos afastados ou longe das redes de transmissão.
Há oito anos, o engenheiro mecânico eletricista Edson Vieira instalou em casa um sistema especial. Os painéis solares ficam no telhado do prédio onde ele mora. Na cozinha, estão os controladores do fluxo de energia e oito baterias de caminhão. É o suficiente para enfrentar mais de um dia sem energia; Resolvi instalar para evitar falta de energia e servir de demonstrativo. As pessoas podem não acreditar no que você fala, mas elas acreditam naquilo que você faz e fez — diz Vieira.
Desde que a energia solar passou a abastecer parte dos eletrodomésticos, a conta do engenheiro ficou 86% mais barata. Ele acredita que o investimento se paga a partir do décimo quinto ano de uso.
Apesar de a fonte da energia ser gratuita, o equipamento ainda não é barato. Um kit básico, capaz de alimentar cinco lâmpadas e uma geladeira por cerca de quatro horas, custa R$ 30 mil. O equipamento tem garantia de funcionar por 30 anos.
Em países como Alemanha e Espanha, consumidores individuais têm apoio do governo para comprar painéis solares mais baratos. No Brasil, esse incentivo ainda não existe; Com o  aumento da utilização   o preço tende   diminuir. A expectativa é de que o Brasil se torne mais competitivo — conclui o coordenador do Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Arno Krenzinger.

Fonte: Canal Rural 



Nenhum comentário:

Postar um comentário